sábado, 20 de agosto de 2011

Músicos Cristãos x Músicos do "Mundo" (Parte 1)

              Boa Tarde Galera...  HOJE É SABADO DE NOVO... Essa idéia de falar sobre a Música Gospel, pelo menos pra mim, tem sido muito massa, porque me faz pensar a cada dia mais sobre opiniões que eu tinha no meu inconsciente e que as vezes não tivesse oportunidade de compartilhar. Gostaria de ressaltar aqui, antes de mais um texto, que o que escrevo aqui são apenas opiniões minhas, as vezes com base na convivência ou conhecimento musical que tenho, ou então textos bíblicos que nos direcionam a pensamentos a respeito do tema. Não se sinta obrigado a ter minha opinião como verdade pra sua vida, esse não é o intuito aqui, mas sim, te forçar a pensar e formar a sua própria opinião sobre temas na Música Gospel que estão presentes em nossas vidas... ok?

Para Hoje, queria trazer à tona uma discussão sobre os Músicos Cristãos comparando-nos aos Músicos "do Mundo", salientando alguns pontos "chave" sobre como é e como deve ser a postura do Músico Cristão tendo por base a postura de um Músico do meio Secular. Por fins didáticos, e para aproveitarmos melhor o tema, ele será dividido em duas partes, sendo hoje a discussão sobre: Preparação, Profissionalização e Motivação de ambos os músicos(Cristão e Secular).



. Preparação
Já viu um Músico do meio Secular sem tempo pra ensaio? Isso não existe... Este é o trabalho de cada músico ali, sendo assim, trabalham dia e noite pra conseguir seu sustento. Ensaios que duram até a madrugada são rotina... Cansaço, falta de tempo pra família, viagens e mais viagens.

Mas e no nosso meio? Ensaios de mais de duas horas de duração são raridade. Sempre arranjamos compromissos que nos impedem de dedicarmos tempo suficiente para os ensaios. Nos cansamos facilmente com nossos erros e sempre partimos para a típica frase: "Vai assim mesmo, tá bom", ou eu estou enganado??? Nossa preparação para fazermos a obra de Deus é pífia, não estudamos, não nos dedicamos as músicas que vamos tocar, e chegamos no Ensaio, geralmente de "última hora" querendo aprender o que vai ser tocado no dia seguinte. O Ensaio se torna uma aula musical, onde a pessoa com mais conhecimento e experiência passa o que sabe aos outros e não uma "Revisão Musical" do que já devíamos ter aprendido(Sorte da igreja que tem um músico mais experiente e mais qualificado, não é mesmo??). Vale lembrar que nossa preparação vai além do "plano musical". Oração, busca incessante da palavra de Deus, de intimidade com Ele e de Santificação nos fazem a cada dia melhores perante a Deus pra louvarmos a Ele com Música!



. Profissionalização
No meio secular, não há espaço para amadorismo. Entenda aqui, Música Secular como shows e eventos "Ao-Vivo", não como qualquer coisa de baixo nível musical que a Mídia nos incentiva a ouvir.
Ser Profissional não é ser Extraordinariamente bom, mas sim ser capaz de usar seu talento com objetividade e com o foco correto. Tantos e tantos músicos que conhecemos por aí, são tecnicamente inferiores a outros, mas que profissionalmente são incomparáveis. Não basta você ser o melhor músico da sua igreja(Se é que pra Deus há esta distinção), o profissionalismo e a seriedade para com a obra de Deus são muito maiores que qualquer habilidade que vc tenha. O profissional é aquele que sabe o que faz, que sabe quando o fazer, e tem capacidade suficiente para o que lhe é exigido... De que adianta você saber "solar" uma guitarra, mas fazê-lo num momento de ministração.


. Motivação
No Meio Secular a principal Motivação para o Músico é o Cachê que lhe é pago pelo trabalho desenvolvido, mas além disso podem se associar ao cachê, a fama e o reconhecimento popular pelo que o músico pode apresentar.

E nós Músicos Cristãos, o que tem nos motivado ao Trabalho na obra do Senhor através da Música? Os músicos do meio secular ficando ricos, e eu pobre, tocando na Igreja, sem cachê, que discrepância não???
Pelo contrário amigo, nosso cachê é muito maior do que qualquer dinheiro presente neste mundo. Através de nossas vidas e de nosso louvor entregado a Deus com a Música temos direito a Vida Eterna que é melhor que qualquer cachê que o mundo possa pagar. Além disso, tocamos para o melhor espectador que poderia existir. Tocamos exclusivamente e especificamente pra Deus, e não pra pessoas. Pra quê reconhecimento melhor que o reconhecimento vindo de Deus? 


Pense nisso, coloquemos nossas vidas e nossos talentos diante de Deus para que sejamos usados para obra Dele, buscando sempre uma melhor PREPARAÇÃO para adorá-lo, não como ele mereça porque isso é impossível, mas fazendo sempre o melhor que possamos conseguir com esforço, dedicação, preparação, estudo e santificação necessários, sempre nos PROFISSIONALIZANDO, pois a obra do Senhor é maior e mais importante que qualquer Show do Mundo, e nunca nos esquecendo de nossa MOTIVAÇÃO que vale mais que qualquer dinheiro, fama ou reconhecimento que possamos alcançar na Música Secular, Amém?

Por hoje é só, no próximo Sábado tem mais sobre o mesmo assunto com outras vertentes sobre isto... Comente, opine, divulgue, e continue vindo aqui, não para que eu fique feliz, ou para que eu possa alcançar muita gente através do que eu escrevo, mas para que o nome de Deus seja glorificado através de minhas palavras, e possa chegar as pessoas que precisam ouvir da palavra Dele através de nós...

Fique na paz e que Deus lhe Abençoe!


Rafael Silva Melo - Rádio Baaaaaaaaarro FM

Um comentário:

  1. Devemos sempre dedicar tempo para as coisas de Deus e nos aperfeiçoar cada vez mais para que o nome do Senhor seja glorificado!

    ResponderExcluir