sábado, 27 de agosto de 2011

Músicos Cristãos x Músicos do "Mundo" (Parte 2)


   Bom dia turma... Rádio Baaaaaarro FM entrando no ar, "A Rádio que leva o Barro até você, na sintoniiia da Lama"... kkkkkkkkkk
   Tudo bem com vocês? Tirando a fome, tá tudo bem por aqui também...
   Na semana passada a discussão era sobre posturas de Músicos Cristãos e Músicos do "Mundo", e como combinado hoje a concluiremos. Só para relembrar, na semana passada o foco foi em 3 pontos principais: Preparação, Profissionalização e Motivação.
   Hoje a discussão é mais pesada e mais desafiadora para as nossas vidas. Sempre que discutimos sobre música na igreja me vêm a cabeça dois pontos principais: Capacitação Musical e Vida Espiritual. As duas vertentes foram "pinceladas" no tema Preparação anteriormente, mas por isso achei interessante a divisão do tema, pra darmos mais atenção a esses dois tópicos em nossas vidas.
   Para nos orientarmos biblicamente gostaria de trazer à tona a história de Caim e Abel (Gênesis 4: 1 a 7).
                  Gênesis 4
1- Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR.
2- Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.
3- Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4- Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;
5- Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
6- Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
7- Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

   O texto confronta as prímicias entregues por Abel - que significavam a primeira parte (contextualmente Deus se agradava da primeira parte... “primogênito”) tanto como o melhor que lhe podia ser oferecido - com o fruto da Terra entregue por Caim - que dá uma conotação de que Caim não entregou o melhor, ou seja, as prímicias do que ele podia oferecer. O texto enfatiza que de Caim e sua oferta o Senhor não se agradou ao contrário de Abel e de sua oferta. Portanto o Adorador e sua oferta são inseparáveis.
    Contextualizando para o ramo Musical que é nosso foco aqui, os dois lados que quero abordar(Capacitação Musical - “oferta” e Vida Espiritual - “Adorador”) estão initimamente ligados, sendo inseparáveis. Então ferrou heein? Como entregar um louvor a Deus sem uma boa Capacitação Musical e uma Vida Espiritual de Intimidade e Santidade com Ele?
    Aí está mais uma diferença entre o Músico Cristão e o Músico Secular. Nosso “espectador” cobra de nós o melhor, e que deve ser entregue de forma pura e limpa, com a vida totalmente transformada e em sintonia com a palavra Dele diferentemente do público secular que na maioria das vezes pouco entende de Capacitação Musical e caso tenha empatia pelo Artista, não se importa com a vida que este leva.
    E isso se torna mais complicado ainda, quando somos músicos, mas não “vivemos de Música”. Os afazeres do dia a dia nos “tomam” muito tempo, nos deixam cansados, sem tempo para mais nada. Aí fica a escolha particular de cada um, vale a pena ser Músico na obra do Senhor tendo que se dedicar à Capacitação Musical com a correria do dia a dia? Te digo que SIM, com certeza vale muito a pena... O jeito então é arrumarmos tempo e disposição para nos capacitarmos a cada dia, além de capacitarmos também nossa Vida Espiritual porque “ (...)Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta(...)”
     Então este é o desafio que deixo pra você. Se você é Músico na obra de Deus, assim como Abel era pastor de ovelhas, sua oferta deve ser o melhor que você pode oferecer a Deus. Buscar capacitação musical é fundamental para dar o melhor a Deus, assim como capacitar-se em qualquer outra área nunca se esquecendo de que sua Vida Espiritual está intimamente ligada a qualquer capacitação que você deseja alcançar, Amém?

    Por fim, já que ficou bem extenso mesmo, hehehehe, ainda gostaria de compartilhar um vídeo com vocês que retrata a realidade da Música nas nossas igrejas...


    Por hoje é só, no próximo Sábado tem mais opiniões nossas sobre a Música Gospel... Comente, opine, divulgue, e continue vindo aqui, não para que eu fique feliz, ou para que eu possa alcançar muita gente através do que eu escrevo, mas para que o nome de Deus seja glorificado através de minhas palavras, e possa chegar as pessoas que precisam ouvir da palavra Dele através de nós...

Fique na paz e que Deus lhe Abençoe!


Rafael Silva Melo - Rádio Baaaaaaaaarro FM

Um comentário:

  1. Tema interessante rafael, hje em dia falando dos musicos cristaos nós temos 3 grupos na minha opinião, 1 - Músicos que se dedicam a música, mas não se dedicam tanto à Deus (ou nada à Deus), 2 - Músicos que levam suas vidas em santidade, buscando o máximo que podem de Deus, mas que por preguiça ou ostracismo se limitam a tocar apenas o que sabem sem buscar uma melhora técnica e por fim 3 - Músicos que se dedicam tanto a desenvolver um relacionamento com Deus quanto a estudar a parte tecnica musical pra fazer sempre o melhor pra Deus (esses são poucos).

    ResponderExcluir