sábado, 13 de agosto de 2011

O GÊNERO GOSPEL !


Bom dia galera... Como prometido HOJE É SÁBADO, bora falar de Música Gospel...
Como introdução a idéia proposta aqui, é válido uma abordagem superficial sobre o que a gente entende por Música Gospel, sobre qual o estilo de Música se enquadra no gênero abrangente que dizemos Gospel e como reagir perante aos diferentes estilos encontrados por aí...

TRADUZINDO: Música gospel (do inglês gospel; em português, "evangelho") é uma composição escrita para expressar a crença individual ou de uma comunidade com respeito a vida cristã.

Sendo a Música, uma arte de expressar pensamentos e sentimentos, e o termo gospel referindo-se às Boas Novas oriundas do Nascimento de Jesus Cristo nosso Salvador, nossa missão de expressar a crença em Jesus Cristo e os sentimentos e pensamentos da vida cristã não é nada fácil, mas isso discutiremos em outra oportunidade.

Para hoje, vale a pena discutirmos sobre o vasto repertório de estilos que se enquadram no estilo Gospel. Sendo o Gênero Gospel um conjunto de estilos musicais específicos para expressarmos sentimentos Cristãos e não um estilo único de música igual em todos os povos ou em todas as pessoas... Para ilustrar melhor o assunto, é só compararmos o Gênero Gospel a Bíblia Sagrada, onde a Bíblia Sagrada não é apenas 1 livro, mas sim um conjunto de Livros que têm o mesmo fim, assim como o Gênero Gospel composto de vários estilos que devem ou deveriam ter como fim expressar a crença individual a respeito da vida cristã.

Mas pra quê esse tanto de teorias, e pensamentos tradutórios de Música Gospel? Onde eu quero chegar? (Chega dessa chatice explicativa né, hahahaha)

A conclusão óbvia que eu (Rafael Silva Melo) tiro disso tudo, é que somos muito preconceituosos quanto a estilos musicais, onde nossos gostos musicais sobrepõe o real significado do termo Música Gospel. Cada estilo musical tem dentro de si uma raiz cultural composta de sentimentos e emoções únicas de cada ser individual, não sendo apenas um ritmo, mas um espelho de lembranças e emoções de um povo ou cultura totalmente distinto de outro estilo quando comparados.

Mas então... Como proceder quanto ao que devemos ouvir, o que devemos tocar ou com o que devemos ser coniventes ou não? Complicado né? Daí vem o tal discernimento que você sempre ouve na sua igreja, né não???

Voltando a Tradução inicial, a música gospel expressa uma crença individual a respeito da vida Cristã, se é individual, não é em grupo, ou seja você não precisa concordar com o que eu gosto de ouvir ou cantar... Sacou??? (kkkkkk)... Mas falando sério, o discernimento sobre o assunto é algo particular, em que devemos nos fazer sempre a mesma pergunta: “O que agrada o coração de Deus?”

Fica então essa dúvida pras nossas cabeçinhas pensantes. Nossa opinião é falha e inoperante diante da vontade de Deus. Cabe a nós então, nos colocarmos sempre na vontade de Deus através da leitura bíblica, da adoração verdadeira ao nome Dele e da busca diária de intimidade e santidade pra entendermos pras nossas vidas o que é a vontade de Deus, e o que agrada o coração Dele. Julgamentos na maioria das vezes sem conhecimento do que se é realmente, portanto sempre dê sua Opinião, mas não julgue, deixa pra Deus que ele tem todo o conhecimento necessário pra julgar, Amém?

Fica o convite heeein, não vai esquecer... TODO SÁBADO, vai ter coisa nova aqui... Chame seus amigos, convide gente nova, e aproveite esses momentos legais que Deus nos fala através desse assunto, Ok? Espero Que Deus possa ter falado através de mim pra você, e que não seja mais um texto ou opinião particular aqui, mas que seja um desejo de Deus pros nossos corações...

Que Deus te abençoe e te dê o discernimento necessário...

Rafael Silva Melo – Rádio Baaaaaaaarro FM

4 comentários:

  1. Olha só, lembrei de vir sem ter que me avisar! Hahaha.. Muito legal o texto!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha q isso heim fei... tirou isso de q livro?rsrsrs mto bom meu garoto continue assim.... abraços...

    ResponderExcluir
  3. Rafa vc escreve mttt bem...parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem escrito! Boas palavras!
    Rogério

    ResponderExcluir